Exames de proficiência em Espanhol
- Cris Feira
- 14 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

Os exames mais comuns que atestam o grau de competência na língua espanhola são o SIELE e o DELE.
SIELE, em espanhol "Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española", é promovido pelo Instituto Cervantes de três universidades: Universidade Nacional Autônoma do México, Universidade de Salamanca e pela Universidade de Buenos Aires, garantindo normas e qualidades dos testes, que podem ser realizados presencialmente ou online.
As provas são de Compreensão de leitura, Compreensão aditiva, Expressão e interação escritas e Expressão e interação orais. Tendo como referência os níveis estabelecidos pelo Marco Comum Europeu (MCER).
A realização do exame comprova o nível do espanhol dos candidatos, sendo um pré-requisito para participação em programas universitários e em processos seletivos em empresas.
A (CAPES), fundação do Ministério da Educação do Brasil (MEC), reconhece o SIELE como certificado de proficiência em espanhol para candidatos a bolsas de estudos no exterior. Este deverá fazer SIELE Global, e obter nível B2. Ele também é reconhecido internacionalmente e possui validade de dois anos.
Já a realização de todo os exame tem a validade de cinco anos.
O DELE é também é um exame com reconhecimento internacional e outorgado pelo Instituto Cervantes.
Sua validade é indeterminada e os valores dos exames variam de acordo com o nível que o candidato quer realizar.
Esses níveis são: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, todos também de acordo com o Marco Comum Europeu.

Comments